quarta-feira, 17 de março de 2010



Semana passada tivemos palestra com a Suzana Amaral diretora de cinema de A hora da Estrela. Ela foi mostrar seu novo filme Hotel Atlântico.
Assistimos ao filme e depois conversamos um pouco com ela sobre o filme e sua maneira de trabalhar.
A mulher tem por volta dos 70 e tantos anos, baixinha, magrinha, a primeira vista uma senhorinha muito frágil, a vovózinha gentil, mas olhando melhor, o esteriótipo não convence. Seus olhinhos muito vivos, cabelo curto, seu andar seguro e seu olhar sempre muito atento, vão revelando outra pessoa. Uma pessoa completamente ligada em tudo que acontece a sua volta, voluntariosa, persistente, curiosa que vai fundo no que se propõe e defende suas idéias com unhas e dentes.
Vamos combinar que fazer um road movie, sem começo meio e fim não é para qualquer um se aventurar. Um filme que de ante mão ela sabe que não vai um sucesso e convencer investidores a acreditar na mesma idéia depende de acreditar muito e ser muito persuasiva.
Depois disso o tempo de maturação, preparação, pré produção para sair a campo com uma idéia na cabeça uma câmera na mão e toda uma equipe para comandar, numa caravana holliday pelo Sudeste e Sul do Brasil. Se tudo não estiver bem planejado, não sai.
Claro que me ative ao que me interessa mais que é a produção, as locações, a dir. de arte, imaginar a infra necessária, a quantidade de telefonemas para saber a previsão do tempo etc.
Com Dir. de Fotografia do Zé Bob e som direto da Tide e Lia, amigos queridos e ótimos profissionais ganhadores de muitos prêmios.
Sobre o filme falo outro dia talvez, ainda estou decidindo se gostei ou não.