terça-feira, 10 de agosto de 2010

Lições da Vida!!!!

Ontem a tarde peguei um ônibus na Pça da Sé, era um daqueles ônibus duplos, enormes, como era um horário tranquilo estava quase vazio. Olhei em volta e escolhi uma poltrona vazia pro fim do ônibus e lá fui eu para a janelinha.
Ao chegar perto vi que tinham dois rapazes no banco de trás. Sentei, fiquei olhando o movimento pela janela e já me preparando para pegar meu livro na bolsa, começo a ouvir a conversa dos moços atrás, no princípio parecia aquele dialeto incompreensível do funk, mas com o desenrolar da conversa fui acostumando o ouvido e passei a entender do que falavam.
Era a conversa entre um mais experiente e outro iniciante, que vem beber os momentos de sabedoria do mestre que didadicamente discorria sobre alguns temas.
O primeiro deles foi como "catar na moral" o celular dos motoristas distraídos e logo em seguida "catar o busão na volta".
O mestre gostava de abrir a janela e gritar para os motorista, muito educado e solícito que o pneu do carro estava murcho, o que obviamente não estava. Acho que ele ia exercitando a atuação para quando fosse atuar de verdade no golpe.
Na sequência considerações sobre onde estariam "as mina", dormindo ou "tavam" no forum onde teriam audiência naquele dia, resolveram que depois iam passar e "catar as mina".
Nesse meio tempo, fui ficando meio preocupada e pensando o que fazer se eles resolvessem exercitar o oficio e "catar minha bolsa". Com o celular novinho, ainda não pago, no bolso só rezava para ninguém me ligar nessa hora.
Voltei a prestar atenção na conversa que tinha mudado para a descrição de um assalto a carro no transito com ajuda de um conhecido do iniciante:
"ele já fez com vc?"
"uma vez, ficou do lado do carona quieto e eu do lado do motorista, na moral, eu falei pro cara - aí, na moral, passa o dinheiro, não quero documento, só o dinheiro, na moral"
"e o cara não saiu com o carro?"
"não, eu falei com respeito com ele, e disse: na moral, não sai com o carro, só o dinheiro."
Nesse ponto achei que era lição demais para mim e resolvi descer do ônibus, "na moral"

Nenhum comentário: