quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Tolerância

Gostaram da mudança no cabeçalho do blog?
É a foto de um cartaz do artista Pierre Mendell, cuja exposição visitei há um ano atrás. Neste cartaz está a palavra Tolerância, formada por vários caracteres de idiomas diferentes.
Achei interessante usar esse cartaz para ilustrar meu blog, pq. talvez seja isso que esteja faltando ao mundo e quando digo mundo não é só o geográfico, é também e talvez principalmente o pessoal.
Tolerância vem do latim "tolerare" e significa sustentar, suportar.
Quantos de nós, e me incluo, tem suportado aquela indelicadeza do vizinho, a falta de paciência do companheiro ou companheira, aquela fechada no transito; sem um xingamento, um pensamento de vingança ou uma cara amuada?
Talvez essa falta de tolerância com o outro e com nós mesmos, é que esteja por trás de tantas guerras e tanta violência.
Onde está a tolerância com nós mesmos, por aqueles pequenos erros que cometemos e sobre os quais ficamos nos culpando durante muito tempo.
Estou pensando isso, talvez pq. esteja perto do meu aniversário. Vou fazer 48 anos. E a cada dia me convenço mais que a idade só tem me trazido boas coisas.
Uma delas é justamente o pensar sobre vários assuntos.
A experiência ensina que se não abrirmos nossos olhos, ouvidos e coração as coisas novas que vão surgindo, ficamos cada vez mais intolerantes, pq o medo do novo passa a dominar nossa vida e não aceitamos o que nos parece diferente, que vai exigir que se pense a respeito, que se mude o jeito de agir.
Tudo bem, já não curto a balada ou rave, até acho meio chato, mas isso não quer dizer que minha opinião tenha que prevalecer e que eu pentelhe meus sobrinhos que vão para a balada.
Mas ao mesmo tempo, eles me trazem novidades dessa balada, músicas novas, comportamentos diferentes, com os quais eu aprendo.
Ser mais velho não é sinônimo de poder, mas de uma visão diferente do mundo através do que já foi vivido e da perspectiva do que virá adiante.
Sei que tenho um tempo limitado para realizar meus sonhos e isso é interessante, pois continuo sonhando, só que agora com mais objetividade. Se quero fazer algo novo, não fico adiando, pensando se farei ou não, se é interessante ou não, vou e faço. Assim acabo construindo e realizando mais coisas do que quando mais jovem.
Aproveito muito mais o aqui e agora.
O que passou, foi bom, mas passou.
O que vem por aí? Quando chegar eu descubro...

Um comentário:

Tata disse...

Terê! vi sua fotinho ao lado e me deu uma vontade de te apertar!!
Adorei esta sua reflexão. Caiu como uma luva pra mim. Continua me orientando, mesmo sem saber. Salve Terê!